Qual é a diferença entre Professor e Teacher em inglês?
Uma pergunta comum que me fazem é qual é a diferença entre um Professor e Teacher em inglês?
A resposta é que “Professor” tem um significado diferente em inglês americano e no sistema educacional americano do que em inglês britânico, onde há um sistema muito antigo e tradicional nas universidades britânicas e irlandesas.
Primeiro qual é um Professor no inglês britânico?
Um “Professor” é a classificação mais alta que você pode alcançar na academia ou na educação. Muitas universidades britânicas e irlandesas são instituições bem antigas - por exemplo, o Trinity College em Dublin, onde estudei, foi fundado no ano de 1592, com mais de 400 anos de existência.
Oxford e Cambridge são provavelmente as 2 universidades mais famosas do Reino Unido e, possivelmente, do mundo. Oxford vem ensinando desde 1096 e Cambridge de 1209.
Em 2020, Oxford foi classificada como a universidade número 1 e Cambridge número 3 no mundo, de acordo com a Times Higher Education.
Estas 2 universidades são tão conhecidas e intimamente relacionadas que são informalmente chamadas de “Oxbridge”. "Oxbridge" é um exemplo de "portmanteau" em inglês, o que significa que é formado quando 2 palavras são unidas. Portmanteau é outro exemplo de palavra francesa usada em inglês.
Se algum de vocês estudou em uma dessas instituições, mas não tem certeza de qual, pode dizer “They studied at Oxbridge/estudou na Oxbridge”.
Muitas pessoas famosas da vida britânica em mídia, política, negócios e entretenimento estudaram lá, você pode ler sobre elas de Oxford aqui e Cambridge aqui.
A estrutura da maioria dessas universidades mais antigas será muito, muito tradicional, e até mesmo universidades mais recentes, como a Dublin City University na Irlanda, fundada em 1980, seguirá uma organização semelhante.
Se você deseja estudar no exterior, então você pode melhorar seu inglês com nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.
Quando você vê que alguém é um “Professor” em uma universidade britânica ou irlandesa, você sabe que essa pessoa alcançou a posição mais alta possível na academia.
O chefe de um departamento quase sempre será um “Professor”, eles provavelmente terão realizado muitas pesquisas e publicado esses resultados em revistas conceituadas. Este cargo é chamado de “Full Professor” nos EUA.
Você pode ver as diferenças de terminologia entre as universidades americanas e britânicas aqui:
Qual é um Professor no inglês americano?
No inglês americano, “Professor” é um termo mais geral. O profissional que ensina em uma classe regular na universidade é provável que seja intitulado oficialmente de “Assistant Professor/Professor Assistente”, mas em geral abreviado para apenas “Professor”.
Eu estava assistindo a série “Unabomber: In His Own Words/Unabomber: Suas próprias palavras” no Netflix e havia uma foto do Unabomber Theodore / Ted Kaczynski da época em que ele era “Assistent Professor” na Universidade de Berkeley, nos arredores de San Francisco.
Como podemos ver pela imagem, a pessoa que leciona na universidade é chamada de “Lecturer” em inglês britânico - equivalente ao “Assistant Professor” nos EUA.
No sistema irlandês, este “Lecturer” pode ser uma pessoa comum, com muito poucas qualificações formais, mas com muita experiência prática na sua indústria; no entanto, isso seria algo não usual.
Em faculdades britânicas e irlandesas menores, um “Professor” pode ter apenas um diploma de bacharel, mas em geral quanto maior e mais prestigiosa a instituição, mais qualificações acadêmicas os “Professors” terão.
Para usar o exemplo com o qual estou mais familiarizado, no Trinity College a maioria dos “Professors” tem um Ph.D, sendo conhecidos como doutores, embora alguns possam ter apenas um mestrado.
Novamente, no Trinity College Dublin, cada estudante de graduação recebe um “Tutor”, este é um membro da equipe que está lá para cuidar do seu bem-estar e desenvolvimento geral.
Você pode pensar nesses como membros amigável da coordenação que pode aconselhá-lo e ajudá-lo sobre quaisquer dificuldades ou problemas que você possa ter.
Eu mesmo acho que não ter que encontrar o seu tutor é a situação ideal, pois significa que você não está tendo problemas!
Novamente nos Estados Unidos e no Inglês Americano, um “Tutor” é outro nome para uma pessoa que ensina você, pode ser um membro da coordenação da universidade que dá a aula, ou pode ser alguém que você contrata como freelancer para ajudá-lo se você sente que precisa de aulas extras.
Enquanto escrevia esta postagem, encontrei este artigo de uma notícia na Irlanda, que fornece contexto e uso do vocabulário. A University College Dublin, ou UCD, é a segunda melhor universidade classificada na Irlanda.
A Dra. Aoibhinn Ní Shúilleabháin é bem conhecida na Irlanda, pois ganhou o festival “Rose of Tralee”, em 2005, e namorou um dos apresentadores de rádio e televisão mais famosos da Irlanda, Ryan Tubridy.
A Rosa de Tralee é semelhante a um concurso de beleza, mas é mais sobre a personalidade geral do competidor. Conhecida como “Rosa”, é um evento muito popular, tradicional e bem conceituado aqui na Irlanda.
Neste artigo, seu cargo é descrito como “Assistent Professor”, então ela provavelmente lecionou aulas e talvez ajudou em tutoriais onde os alunos praticam o que aprenderam em uma palestra. O homem, o assediador condenado - que pode ser conhecido como “stalker/perseguidor", neste caso é chamado de “Professor”.
Portanto, sabemos imediatamente que ele é muito idoso e atingiu o nível mais alto possível na educação irlandesa.
Você deve ter notado os acentos em seu nome, Dr. Aoibhinn Ní Shúilleabháin, este é um nome de origem irlandês ou gaélico - Ní Shúilleabháin é adaptado para O'Sullivan em inglês.
Se você quiser aprender o melhor método para aprender vocabulário em casa, você pode ler aqui. E temos algumas dicas se você quiser aprender a ler em inglês aqui.
Ou clique aqui para saber como funcionam os pronomes de tratamento em inglês.