Cronograma Para Estudar Inglês
Com o mundo cada vez mais agitado, muitas vezes não conseguimos dedicar nosso tempo e dinheiro para cursinhos de línguas.
Seja pelo curso ser muito caro ou muito longe, ou talvez você nunca consiga encaixar algo em um horário fixo na sua rotina tão turbulenta... Seja qual for o motivo, ter um cronograma para estudar inglês pode ser o passo certeiro para alcançar a fluência no idioma.
Caso você já tenha aulas de inglês mas deseja dar um up estudando junto por fora, o cronograma também servirá muito bem para você.
Com um cronograma, você terá a liberdade de encaixar seus estudos na sua rotina sem maiores problemas, podendo estudar quando, onde e pelo tempo que quiser. Óbvio que quanto mais tempo dedicado aos estudos, maiores resultados você verá.
Se você tem interesse em começar com um cronograma para estudar inglês já pronto ou apenas criar o seu próprio sozinho, esse artigo será perfeito para você.
Nele, darei dicas e cuidados que se deve ter ao estudar o idioma sozinho, também como um cronograma pronto e dicas para criar seus próprios cronogramas de acordo com a sua rotina e necessidade.
O que manter em mente ao estudar inglês sozinho(a)?
Saiba quanto tempo tem para estudar e organize-o bem
Antes mesmo de escolher qualquer cronograma de estudos ou até mesmo criar o seu próprio, saiba exatamente como funciona a sua rotina e quanto tempo você poderá dedicar ao inglês. Você pode até decidir que vai separar duas horas por dia para estudar o idioma, mas talvez isso acabe não funcionando quando testado na prática.
A dica é então analisar como o seu dia-a-dia é estruturado, do início do dia de segunda-feira até o fim da noite de domingo. Sabendo exatamente quanto tempo poderá doar para os seus estudos tudo ficará mais fácil e você poderá seguir seu cronograma com maiores dificuldades.
Tenha um objetivo claro
Qualquer coisa em nossas vidas que necessite de um longo período de tempo para se concluir e muitas e muitas doses de dedicação e resiliência, precisa ter um objetivo.
Sem um objetivo preciso e claro para usar como combustível em nossa jornada acabamos perdendo vontade pelo meio do caminho e, como resultado, não concluindo aquilo que tanto sonhávamos.
Além de perder a dedicação, estaremos fazendo um progresso sem avanços, pois sem um final para onde chegar, como sabemos que estamos conseguindo avançar com nossos esforços?
Se o seu objetivo é aprender inglês para o seu trabalho, clique aqui e saiba mais sobre o inglês técnico.
Quebre o seu objetivo em pedaços menores
Com seu objetivo já em mente, divida-o em pedaços que possam ser alcançados.
Por exemplo, se o seu objetivo é estudar em uma faculdade na Califórnia e precisa ter um certificado internacional como o IELTS, você pode então dividi-lo em outras partes, como: saber ler um livro universitário todo ou ser capaz de acertar 80% do simulado da prova em apenas 6 meses.
Você pode ler sobre como validar seu diploma nos EUA aqui.
Se queres melhorar o seu inglês poderá se interessar pelo nosso curso em vídeo online à venda na Udemy por €29.99/69.99R$: "Elimine os Erros que as Pessoas Que Falam Português Cometem em Inglês". 4 horas de vídeo exclusivamente para pessoas que falam português. Você pode ler mais sobre isso e assistir a vídeos gratuitos aqui.
Dividir o seu objetivo final em pedaços menores com um tempo específico para serem alcançados pode ser de extrema importância na sua jornada de estudos.
Mantenha um tracker do seu progresso
Após já ter um destino final dividido em pequenos passos, a próxima etapa é manter um track de como está indo o seu progresso.
Se há um dever difícil que você enfim conseguiu fazer, um vídeo em inglês que pela primeira vez conseguiu entender 90% do que estava sendo dito, um texto longo que você leu sem ter que procurar a todo instante pela tradução das palavras... Tudo aquilo que você aprendeu de novo precisa ser citado e lembrado, para manter sua dedicação.
Aquilo que está encontrando dificuldades também pode ser escrito nessa etapa, e será bom lembrar quando futuramente conseguir passar por esse obstáculo.
O Que é e Para Que Serve um Cronograma de Estudos?
Um cronograma serve como um guia para você não ficar perdido na hora de estudar uma matéria, te auxiliando através da sua jornada para aprender inglês sozinho(a).
De segunda-feira à domingo, você terá tarefas específicas já criadas justamente para, na hora de sentar em frente a mesa e abrir os cadernos, saber exatamente quais tópicos irá abordar naquele dia.
Quando bem estruturado, o cronograma te guiará e não deixará você se perder durante os seus estudos, para que você avance cada vez mais no seu aprendizado. Com ele, você não perderá tempo tentando escolher o que vai aprender naquele dia, e já poderá pôr a mão na massa.
Como Criar Um Cronograma Para Estudar Inglês
Se você tem interesse em criar o seu próprio cronograma para estudar inglês sozinho ao invés de seguir uma fórmula já pronto, você precisa saber primeiro de algumas coisinhas. Como:
Dê mais atenção para as suas dificuldades:
Vamos supor que o seu writing não está tão bem quanto você desejava que estivesse, procure então por dar mais espaço para essa atividade quando estiver montando o seu cronograma. Foque em ter mais atividades que envolva aprimorar aquilo que está encontrando dificuldades em aprender e/ou melhorar.
Essa etapa mudará constantemente, já que ao ultrapassar uma barreira, você encontrará outra diferente para ser ultrapassada. Por isso, os tópicos mais estudados dentro do seu cronograma mudará frequentemente.
Nessa etapa, fique atento às suas dificuldades e trabalhe em cima delas para ultrapassá-las.
Divida as matérias de forma equilibrada:
Quando estiver fazendo a blocagem de tempo dos tópicos que irá estudar, avalie sempre se você está mantendo um equilíbrio no que está aprendendo. Talvez perceba que colocou muito estudo de gramática durante aquela semana, mas quase nenhum de vocabulário.
Analise o quanto de peso você está dando para cada tópico, e tente ao máximo equilibrar os assuntos que irá estudar para não acabar muito bom em algo, mas péssimo em outro.
Não evite aquilo que não gosta:
Você pode até odiar ter que gravar as regras de gramática ou ler textos em inglês, mas se você evitar aquilo que não gosta, acabará nunca aprendendo e consequentemente não avançando na sua jornada para ganhar fluência em inglês.
Se a gramática não for o seu ponto forte, você pode ler nossa análise de 2 livros de gramática aqui.
Lembre-se de melhorar seu vocabulário:
Estudando por conta própria, muitas vezes pelo meio do caminho perdemos nossa motivação inicial e acabamos desistindo de estudar aquilo que antes tanto gostávamos. Quando sentir que a frustração está tomando conta de você mas mesmo assim não quer abandonar seus estudos, opte por algo mais leve, como expandir seu vocabulário.
Utilize flashcards, apps, sites ou que achar melhor. Revise as palavras que já conhece, fixe na mente aquelas que você sempre esquece o significado e procure aprender novas palavras.
Separe um dia, por exemplo, para conhecer um vocabulário importante sobre culinária, outro dia para vocabulário usado nas universidades, outro dia para aqueles mais comuns em um meio de trabalho e assim por diante.
Quando estiver se sentindo desanimado para continuar estudando inglês, essa simples troca temporária irá te trazer imensos benefícios! Assim que já estiver motivado novamente, volte para o seu cronograma habitual.
Você pode ler mais como estudar vocabulário em casa aqui.
Cronograma Para Aprender Inglês Sozinho (Já Pronto!)
Seguindo o cronograma abaixo com dedicação, você poderá alcançar a fluência no idioma sem maiores dificuldades. Dependendo do que você já terminou em seus estudos ou de como está indo a sua rotina diária, você poderá adaptar esse cronograma para caber no seu dia-a-dia.
Lembre-se apenas de não deixar a matéria acumular. E nada de estudar hoje a matéria de ontem; se não conseguiu concluir a matéria do dia anterior, pule para a próxima!
Segunda-feira: Treine Listening
Dedique o primeiro dia da semana para começar fortalecendo o seu listening, que é tão importante no dia-a-dia por entre os nativos.
Terça-feira: Treine Reading
Gosta de ler? Então essa é a sua oportunidade para aprender um novo idioma enquanto lê seus textos favoritos. Nessa etapa, você pode estudar por livros, poemas, artigos na internet, revistas e muito mais.
Procure pelas palavras que você não conhece ou não consegue fixar o significado na cabeça, escreva-as em seu caderno, procure pelos seus significados e crie suas próprias frases com essas palavras (aqui, você também pode aproveitar esses textos para quando for treinar seu writing).
Aqui estão 10 ótimas dicas que você precisa lembrar ao ler em inglês.
Quarta-feira: Hora da gramática
Não adianta fugir, uma hora você terá que enfrentá-la. Uma boa dica é sempre procurar pelos tópicos mais comuns e estudá-los.
Quinta-feira: Treine Writing
Por que não juntar as atividades dos dias anteriores com as de hoje? Se você estudou um trecho de um vídeo, um filme ou série, tente entender o que está sendo dito (sem ajuda das legendas!) e reescreva-as em um papel.
Depois disso, cheque sempre se aquilo que você compreendeu do que foi dito estava certo.
Sábado e Domingo: Aprenda enquanto se diverte
Final de semana é tempo para descansar da semana longa que você teve, mas porque não misturar com um estudo leve e divertido também?
Estique as costas no sofá e coloque aquele filme ou série nova da Netflix que você estava ansioso(a) para ver faz tempo, ou leia o livro que estava parado na sua estante acumulando poeira.
Contanto que envolva a língua inglesa, a diversão está liberada!
Aqui estão alguns dos melhores desenhos animados para assistir na Netflix para aprender inglês.
Dicas Para Acompanhar Os Seus Estudos Diários
Tenha um Bullet Journal / Diário
Manter um diário ou até mesmo um Bullet Journal pode ter efeitos positivos nos seus estudos. Nele, escreva tudo aquilo que você normalmente escreveria em seu próprio diário ou agenda, mas em inglês.
Poderá ser sobre o seu dia-dia, uma matéria que está tendo dificuldade, a agenda para o próximo mês... O objetivo aqui é se tornar familiar com a escrita em inglês e, como resultado, melhorar o seu writing.
Tenha um amigo que fale a língua
Ter contato regular com falantes nativos da língua é de grande ajuda para os seus estudos, pois não apenas força você a ter que se virar no novo idioma como também lhe dá a opção de ter feedback verdadeiro em tempo real.
Há vários fóruns na internet de pessoas que querem ensinar suas línguas aos outros, como uma troca de idiomas. Procure por apps, sites, e grupos que ofereçam essa ajuda.
Mas tenha cuidado, e lembre-se sempre de checar se tanto o site quanto as pessoas são confiáveis.
Você pode ler como melhorar sua conversação em inglês aqui.
Troque o idioma dos seus dispositivos
Uma dica simples, porém muito importante, é trocar o idioma para inglês dos seus celulares, computadores, apps, softwares e etc. Embora possa parecer bobo e talvez confuso de início, você logo se acostumará ao novo idioma e fixará diversas palavras no seu vocabulário.
Assista, ouça e leia em inglês
Seguindo junto ao seu cronograma de estudos, passe a incrementar cada vez mais o inglês no seu dia-a-dia de maneira leve e divertida. Pode começar com uma série em inglês, um livro que você já leu mil vezes mas dessa vez em inglês, ou uma playlist inteira de músicas no idioma...
Você pode ficar sabendo mais sobre um vocabulário sobre o sistema solar, os planetas e as fases da lua aqui.
E você, o que faz para incrementar mais aprendizado ao seu cronograma de estudos? Deixe suas dicas aqui nos comentários!